capítulo seis: o uso dos materiais

materiais: a madeira
pesquisa
faça uma pesquisa das peças produzidas em sua comunidade que se utilizam da madeira (cachimbos, lanças, arco e flecha, bancos, esculturas, canoas, remos, tear etc);
procure explicar como são feitos e o uso que é feito de cada uma dessas peças;


tamakore e kerak
kerak convidou tamakore pra buscar a zarabatana; quando chegaram no pé de pupunha braba, que é de onde se faz a zarabatana, tamakore bateu na árvore virado de costas, com a sola do pé, e, de dentro da árvore, saíram três zarabatanas; chegando em outro pé de pupunha braba, tamakore bateu de novo e caíram mais três zarabatanas; eram três para tamakore e três pra kerak; iam andando na mata conversando, e kerak disse que sabia fazer aquilo também; tamakore disse pra ele não fazer, que ele não sabia; quando encontraram outra pupunha braba, kerak foi fazer a mesma coisa, e encheu o com os espinhos da pupunheira; tamakore falou: agora kerak não vai ser mais assim, quando o pessoal precisar, vai ter que fazer zarabatana;

fonte: labiak, araci; frutos do céu, frutos da terra: 160




atividade
escreva sobre o uso das armas indígenas pelos povos indígenas e em sua comunidade (caça, pesca, guerra, proteção etc)
estabeleça uma comparação entre as armas produzidas pelos povos indígenas e as armas do homem ocidental;



assim, todos os povos tradicionais, na medida em que têm de firmar um pacto (implícito ou explícito) sobre
a forma futura de uso de seu território,
são sempre neo-tradicionais;


manela carneiro da cunha, entrevista

escreva algumas linhas relacionando as práticas culturais com a gestão territorial em sua comunidade;




lembre-se
registre em seu diário o que aconteceu durante a atividade
registre também de que modo você desenvolveu a atividade